Conheça os principais tipos de motos

Postado em 29 de janeiro de 2019.

Assim como os carros, as motos também possuem diversas categorias que as diferenciam e que vão desde as mais urbanas até as mais esportivas ou voltadas para estradas de terra. Cada perfil de moto oferece recursos voltados para um objetivo ou necessidade específica.

Veja abaixo dez categorias de motocicletas e veja qual se adequa ao seu perfil:

 

Street

São feitas para serem utilizadas nas cidade. Normalmente contam com motores entre 100 a 250 cilindradas, com velocidades máximas entre 100 a 160 quilômetros por hora. Além disso, elas possuem lugar para garupa, posição de pilotagem sentada e poucos acessórios para facilitar a pilotagem nos trânsitos das cidades.

 

Scooter

Considerado o modelo mais básico de moto, as Scooter são bem simples e não possuem tanta potência. Elas são ideais para quem quer um veículo para andar dentro da cidade. Possuem apoio para os pés, com posição de pilotagem completamente sentada e espaço para o capacete debaixo do assento. Além disso, as Scooter não possuem embreagem e pedal de câmbio.

Tipos de Moto Motobatt

Cub

As motos da categoria Cub podem ser consideradas uma espécie de categoria intermediária, já que elas ficam entre uma moto Street e uma Scooter. Elas possuem cambio semiautomático, o que acaba dispensando o manete da embreagem, mas é preciso que o piloto faça as trocas de marcha.

 

Custom

As motocicletas tipo Custom possuem um design que prioriza muito mais o conforto do que a velocidade, principalmente para quem gosta de pegar a estrada. Para garantir uma posição confortável na hora da pilotagem, elas possuem um banco mais baixo, pedaleiras avançadas, tanque grande e paralelo ao chão, dessa forma o piloto fica com os pés para a frente.

As motos Custom costumam ter maiores cilindradas, que podem variar de 500 até 1200 cilindradas. A maioria das suas peças são cromadas, no estilo de motos antigas, alforge em couro e um design inspirado nas famosas motos americanas dos anos 50 e 60.

Tipos de Moto Motobatt

 

Chopper

Bastante confundidas com as as customs, as motos choppers possuem garfos longos, cromadas e algumas sem freio dianteiro. O tanque é baixo na parte de trás e alto na frente, formando uma linha com o eixo da roda traseira. Normalmente essas modificações são feitas pelo próprio dono.

 

Naked

Considera as melhores motos para uso diário urbano e viagens em boas rodovias, as Motos Naked têm esse nome, pois não possuem carenagens e por isso acabam sendo mais leves e práticas. Elas contam com uma posição de pilotagem mais ereta, com guidão mais alto que as esportivas, o que garante mais conforto na pilotagem nos centros urbanos.

Off-road

As motos off-road são projetadas para saltos, obstáculos, saliências que são encontradas tanto em circuitos de corrida fechados, quanto em trilhas na floresta. Elas possuem pneus específicos para terrenos de terra e as rodas maiores para poder facilitar passar por obstáculos, também possuem quadros estreitos e leve, suspensão mais alta em relação ao solo para poder absorver impactos sem transmitir para o piloto. Por normalmente não vire com faróis, espelho, silenciador ou buzina, as motos off-road são proibidas nas ruas.

Tipos de Moto Motobatt

250 RXi Black – Lançamento da MXF Motors

Big Trail

As motos Big Trail são motos para viajar tanto no asfalto, quanto em estradas de terra e terrenos acidentados, por isso pode ser dizer que elas também possuem  laços com o off-road. Elas são projetadas para oferecer conforto, segurança e velocidades satisfatórias, em médios e longos trechos, possuem uma suspensão mais robusta, com posição de pilotagem confortável e motores fortes.

Esportivas

Desejo de grande parte dos motociclistas, as motos esportivas contam com alto desempenho, design moderno e velocidades que podem ir muito além de 150 km/h.

Uma das principais características das esportivas é a presença da carenagem por toda a extensão das moto, melhorando a composição da aerodinâmica. Por conta de suas pedaleiras que pedem uma pilotagem mais agressiva,  o piloto precisa inclinar-se para frente sobre o tanque de gasolina para poder reduzir a resistência do vento.

Elas contam com motores com mais de 600 cilindradas (mas recentemente existem várias com 250 ou 300), o que ocasiona uma maior aceleração alta velocidade, suspensões rígidas para melhor manejo, freios potentes, pneus de alta aderência e quadros de liga de alumínio.

Tipos de Moto Motobatt

 

Touring

Ideais para quem quer viajar com conforto e tranquilidade, às Touring possuem altas cilindradas e uma grande capacidade para acomodação de bagagens para viagens. O banco é único e dividido em dois níveis o que dá melhor acomodação ao piloto. São bastante modernas e possuem bastante tecnologia

 

Agora que você já conhece quais os principais tipos de moto, comenta aqui abaixo qual é mais o seu estilo.

 

Motobatt

contato@motobatt.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

© 2019 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality